Código: | PG_EE06 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SIP1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
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Corpo docente: |
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
Português/Inglês
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam modos de ver e compreender as situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas.
Procura-se igualmente que os estudantes aprofundem e se apropriem das modalidades teórico metodológicas que presidem à investigação em educação.
Pretende-se igualmente que saibam delinear uma temática, e, no seu seio, sejam capazes de delimitar um tema em torno do qual desenvolverão os seus Projetos.
Pretende-se também que os estudantes conheçam e saibam utilizar a metodologia de investigação em educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação.
1.1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional.
O problema da objetividade.
A causalidade, a prescrição e a (re)invenção da intervenção pedagógica.
A investigação como componente da prática educativa.
Processos de investigação, processos de autoformação
A investigação como um processo de inovação educacional
1.2. Questões de metodologia em investigação educacional.
Os diferentes paradigmas da investigação educacional.
Métodos quantitativos e qualitativos na investigação educacional.
Métodos e procedimentos de recolha e análise da informação
1.3 A investigação em diversos contextos educativos.
A investigação como suporte da formação contínua de professores do ensino regular
A investigação e o seu papel na construção de uma escola inclusiva para todos
1.4 Como elaborar um projeto de investigação.
Os conteúdos programáticos visam três grandes objetivos da UC: a) o desenvolvimento de modalidades de discernimento das situações educativas libertas do senso-comum e a consequente construção de uma conceção complexa dessas mesmas situações, informada por uma capacidade de situar epistemologicamente o paradigma da investigação em educação; b) o desenvolvimento da capacidade de delimitar temáticas que se prestem à investigação; c) o desenvolvimento de uma utilização proficiente dos dispositivos, instrumentos e procedimentos de recolha e de análise das observações.
Estratégias de gestão do programa:
A UC desenvolve-se em torno do trabalho de projeto que explorará um tema de pesquisa, para o qual contribuem as sessões prático teóricas, a orientação tutória e o trabalho de terreno realizado em articulação com as outras UC’s da Pós-Graduação.
Acompanhamento tutorial:
O acompanhamento tutorial tem como finalidades: apoiar e orientar os estudantes ao longo da UC na realização do trabalho de projeto, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer de uma forma presencial, quer a distância.
Participação dos estudantes:
Espera-se que os estudantes (a) estejam presentes nas aulas e participem na discussão das questões em análise; (b) leiam, analisem e discutam os textos de apoio disponibilizados; (c) apresentem nas datas previstas o ponto de situação dos seus projetos d) realizem os trabalhos previstos nas datas acordadas.
Pretende-se que os estudantes façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação quer a construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Pretende-se ainda que os estudantes participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; realizem os trabalhos previstos, particularmente a conceção de um projeto de investigação-ação de preferência concebido em contexto real de prática docente.
Realização de um trabalho de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.
Periodicamente, ao longo do semestre e durante as aulas que funcionarão segundo a modalidade de seminário, as estudantes farão o ponto de situação do desenvolvimento dos seus trabalhos.
Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.
Avaliação contínua
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